O treinamento funcional tem sido muito disseminado e ganhado cada vez mais o coração daqueles que adoram praticar uma atividade física, e também daqueles que não são os maiores fãs da musculação tradicional. Esses últimos buscam uma alternativa mais versátil para malhar, afinal, cada aluno se adapta melhor com determinado modelo de exercício.
Esta forma de treinamento, além de ganhar muitos adeptos por trabalhar o corpo inteiro, é também uma opção que gera ótimas oportunidades para os novos empresários que almejam abrir um espaço próprio voltado para essa fatia do mercado.
Para entender melhor sobre o tema e poder oferecer excelência e modernidade nos treinamentos que garantem destaque para sua academia, preparamos uma relação de equipamentos que não podem ficar de fora. Vamos?
TRX ou Fitas de suspensão
A sigla TRX é a sigla de Total-body Resistance Exercise (Exercício de resistência do corpo inteiro). Ele possui fitas resistentes com elástico em sua composição que servem para fazer exercícios em suspensão. A aquisição é bem compensatória, uma vez que ele trabalha, além da força, equilíbrio, coordenação motora e resistência física, e podem ser firmados em qualquer estrutura fixa, demandando pouco espaço à sua volta. O aparelho possibilita uma diversidade de exercícios e os treinos têm seu desenvolvimento de acordo com a prática.
Você deve atentar ao fato de que, sendo suspenso, o suporte deve ser muito resistente. Não deixe de confirmar sobre a segurança do local onde será montado antes de usar.
Escada de agilidade
Também chamada de “escada funcional”, ela é imprescindível na atividade aeróbica por trabalhar muito o sistema cardiorrespiratório do organismo, além de estimular a coordenação motora e o equilíbrio.
Cordas
Temos a tradicional corda de pular (que nos faz lembrar os bons tempos da infância), e que trabalham a coordenação motora e ajudam a tonificar os músculos, sendo uma ótima aliada na queima de gordura corporal.
Existe também a corda para rope trainning que é mais grossa e mais pesada que a primeira, e exige um suporte para ser instalada e em um espaço suficiente para a prática da atividade. Quem já fez o exercício conhece os bons resultados para tonificar para os músculos superiores, além de dar mais resistência e força.
Kettlebell
Com certeza você já viu uma famosa bola feita de ferro e que possui uma alça para manuseio, certo? Este é o kettlebell!
Com ele, os músculos são contraídos para sustentar a postura correta e o peso do equipamento, o que ajuda a fortalecer a musculatura lombar, abdominal, braços, pernas e glúteos. Apesar de ser inicialmente indicado para realizar determinados movimentos, a pessoa acaba trabalhando o corpo todo, além de ganhar mais flexibilidade e resistência cardiorrespiratória, dependendo dos exercícios que são propostos.
Bola ou feijão
Esse equipamento de fato se tornou conhecido através do pilates e se tornou indispensável no treinamento funcional.
Ela oferece melhoria da coordenação motora, flexibilização, equilíbrio, relaxamento, amplitude da eficiência cardiorrespiratória e mobilidade da coluna. Auxilia na prática de diferentes níveis de dificuldade em exercícios abdominais, podendo ser usada também para alongamento. É possível realizar um treinamento funcional completo, melhorando a qualidade de vida do aluno.
Lembre-se que não basta ter os equipamentos adequados. Ter o piso ideal para adaptar a superfície da sua academia também é muito importante não só para manter a durabilidade dos mesmos como também para proporcionar um treino de qualidade.
Essas dicas foram boas, não é mesmo?
Mas sempre vale a pena ressaltar que toda atividade física deve ser acompanhada de perto por um profissional qualificado!
Quer pegar mais algumas dicas? Visite nosso blog!
https://pltreciclagem.com.br/2018/09/20/investir-em-academias-especificas-e-aposta-para-se-diferenciar-no-mercado/
Como o piso de borracha pode beneficiar a estrutura de sua academia?
Dicas de como aumentar a mensalidade de academia sem perder alunos