Em tempos de confinamento, não é novidade para ninguém que a melhor opção é evitar ao máximo as aglomerações. E sem dúvida, um dos locais onde isso mais ocorre são em academias ou box de crossfit, certo? Por isso, a tendência é que as pessoas ainda evitem esses locais ao máximo durante a pandemia.
Sim, esse com certeza pode ser um cenário muito desesperador para você que é empreendedor do ramo fitness. Porém, como em toda crise, existem oportunidades para se reinventar. Sendo assim, vamos citar algumas dicas importantes para que você mantenha seus alunos engajados e seu negócio funcionando mesmo em tempos difíceis.
ENGAJAMENTO
Antes de pensarmos em faturamento, a primeira coisa que temos que pensar em o quão engajados seus alunos são com o seu negócio. Quando falamos de box de crossfit, é muito comum esses locais terem alunos super envolvidos, por isso, as perdas normalmente são bem baixas. Mas quando falamos de academias, onde a taxa de saída de alunos em períodos normais já é grande, em tempos de crise isso tende a aumentar de forma assustadora.
Nesse momento, se você já possui um bom engajamento dos alunos com a academia, é hora de reforçar ainda mais. Mas se não, chegou a hora de começar.
LIVES
Não é novidade para ninguém que as lives estão em alta. Basta navegar poucos segundos em sua rede social que você verá profissionais de diferentes segmentos aproveitando desse recurso para se promover e manter seus negócios funcionando. Um ponto positivo é que agora as pessoas tem ainda mais tempo livre para navegar nas redes sociais.
Partindo disso, promova a prática de exercícios em casa através desse recurso. Você pode usufruir do seu próprio espaço para divulgar essa live ou até ser mais criativo ensinando seus alunos como usar coisas básicas de casa para realizar os exercícios.
Uma boa dica também é realizar parcerias com lojas de material esportivo para entregar equipamentos na casa dos seus alunos.
Tudo isso fará com quem seu aluno se sinto mais engajado e após esses tempos de pandemia, ele enxergue sua academia com outros olhos.
FREQUÊNCIA
Agora que já falamos das lives, vamos falar sobre o tempo que você deverá investir nisso. Lembre-se, não adianta você realizar 1 live durante a pandemia e achar que seu objetivo foi atingido. O ideal é que você mantenha seus alunos engajados durante esse período para que suas perdas sejam menores a longo prazo.
Nessa hora, é importante você levantar todo o perfil do seu aluno. Qual horário ele treinava, se é mais jovem, mais ativo. Tudo isso é importante na hora de programar suas lives. Encare isso como uma nova criação de modelo de negócio. Caso se encaixe com seu negócio, promova aulas coletivas pelo instagram em um horário que os seus alunos já estão habituados
MENSALIDADES
Esse talvez seja o principal problema se você está no ramo fitness, a queda no faturamento. Nesse momento, como citado acima é importante reinventar seu negócio. Lembre-se de ser sempre franco com seus clientes e informar a situação. Nesse momento, as pessoas costumam estar mais sensíveis e consequentemente mais solidárias. Por isso, seja totalmente transparente.
Alguns negócios lançaram planos de acompanhamento de aulas em casa utilizando aplicativos de vídeo. É importante lembrar que muitas pessoas necessitam de acompanhamento para manter suas atividades por questões de disciplina, por isso, fique atento a esse ponto.
Desenvolva planos mais enxutos e com valores reduzidos e sempre utilize da abordagem que isso é um recurso para manter o negócio funcionando. As pessoas tendem a responder bem a esse lado mais humano das empresas.
Algumas academias têm utilizado de sites de assinatura como o hotmart para promover programas de treinamento em casa. Porém, nesse caso as aulas são gravadas e os planos são vendidos para os clientes da academia.
Caso você não disponha de todo esse recurso e tiver um número de alunos menor do que as grandes redes. Você poderá oferecer planos de acompanhamento para seus clientes de forma individual.
Mas lembre-se! Antes de tudo, uma dica super importante é fazer uma reunião com todos os profissionais da empresa para posicionar os passos que serão dados. Lembre-se, o personal ou professor de outras modalidades é quem tem o contato direto com os alunos, então é importante que ele seja a ferramenta de contato com eles.