Quem pensa no Crossfit como uma atividade apenas para adultos devido à aparente dificuldade dos exercícios propostos é porque não conhece o Crossfit kids! Claro que o público normalmente divulgado para essa modalidade possui muitos músculos e fazem exercícios que exigem extrema força física ajudam a alimentar essa ideia.
O que muita gente não sabe é que o Crossfit pode ser adequado para as nossas crianças e é extremamente benéfico para essa faixa etária. Afinal, o que mais vemos são os pequenos correndo, escalando, pulando e praticando exercícios que exigem concentração, equilíbrio e uso de força física.
No Crossfit Kids unimos tudo isso com a boa postura e a prática da forma correta com foco na melhora das habilidades motoras.
O objetivo não é transforma-los em grandes formas físicas, “bodybuilders” ou enaltecer o corpo, mas sim praticar um esporte de maneira saudável e muito divertida, ensinar sobre trabalho em equipe, disciplina e desenvolver as capacidades cognitivas de cada um.
As atividades são dadas por um coach especializado, mas de forma extremamente didática e leve, sem perder o lado lúdico que ganha o coração da molecada.
As aulas são curtas – cerca de 30 minutos cada – e nelas as crianças são estimuladas a fazerem os exercícios como se estivessem em uma brincadeira. Para isso, são usando artimanhas para faze-los usar a imaginação, como “pular igual a um canguru” ou “correr muito igual a um super-herói”. O diferencial é que todo o processo é acompanhado e orientado pelo instrutor para que seja executada da maneira mais correta possível.
E nada de promover a competição entre os alunos! A intenção é que cada um consiga superar as suas próprias dificuldades e estar em constante evolução pessoal. Nenhuma limitação passa despercebida: a atividade proposta pode ser adaptada para que todos consigam participar sem se sentirem inferiores ou incapazes de alguma forma.
Além de todos os benefícios já citados, o Crossfit Kids proporcionará melhora no sistema cardiorrespiratório, sistema cardiovascular bem trabalhado, aumento na coordenação motora, mais equilíbrio e agilidade, maior capacidade de concentração, melhora geral na qualidade do sono, que são fatores importantíssimo durante a fase de crescimento.
Outro ponto importante para estimular a prática dessa modalidade é criar nas crianças memórias positivas dessa atividade para que isso passe a incentiva-las a sempre estarem ativas fisicamente, mesmo quando se tornarem adultas, e também proporcionar maior domínio sobre o seu corpo.
Ainda assim, é sempre bom respeitar os limites e individualidades de cada um e não promover o exagero de atividades na rotina deles. O coach responsável pelo Crossfit Kids deve estar atento e ser perspicaz para orienta-las, pois o excesso pode ser tão ruim quanto a falta de exercícios.
E aí, o que achou dessa modalidade?
Venha nos contar suas experiências nas nossas redes sociais!