O termo bioarquitetura tem se tornado cada vez mais comum para quem está em busca de inovar com sustentabilidade. A bioarquitetura se refere à arte de proporcionar conforto, beleza e funcionalidade às construções, tudo isso de maneira integrada, respeitosa e harmoniosa ao ecossistema.
O profissional dessa área cria edificações mais ‘vivas’ e que se assemelham aos ambientes naturais onde estão inseridas. Dessa forma, é possível aproveitar as características climáticas de cada região para gerar conforto térmico, acústico e lumínico. A iniciativa reduz o consumo energético e traz diversos benefícios para a pessoa que utiliza e para o meio ambiente.
Neste artigo, nós da PLT Pisos explicamos o que é e como funciona a bioarquitetura e como nós podemos te ajudar a adotar essa técnica.
Quais as vantagens da bioarquitetura nos projetos?
Antes de mais nada, é preciso entender que a bioarquitetura funciona como uma aliada para projetar edificações que podem te ajudar a poupar água e energia elétrica, aproveitar a iluminação e ventilação naturais e ainda transformar resíduos sólidos em adubo.
Por exemplo: as casas são projetadas com janelas amplas que auxiliam na ventilação natural, recebem os raios solares e em alguns casos até transformam em energia elétrica limpa. Muitas casas também fazem a captação da água da chuva que ajuda a reduzir o consumo dos recursos hídricos.
Sob o guarda-chuva “bioarquitetura” estão as construções ecológicas, as construções sustentáveis e as bioclimáticas (adaptadas ao clima). A escolha por tecnologias, técnicas construtivas e materiais não fica presa somente em aspectos técnicos e estéticos. Assim, nesse tipo de concepção, ela passa a considerar, também, todo o ciclo de vida útil e a cadeia produtiva dos materiais.
Algumas diretrizes orientam o projeto e a construção de edificações sob a óptica da bioarquitetura. São elas:
• Eficiência e redução de desperdícios na construção;
• Pouca movimentação de terra;
• Análise do ciclo de vida dos materiais, com preferência às matérias-primas renováveis, retornáveis, recicláveis e reutilizáveis;
• Preferência por materiais ambientalmente certificados.
Como a PLT pode ajudar seu projeto a se tornar sustentável?
Para desenvolver o projeto é preciso levar em conta outras prioridades. Isso porque um dos princípios da bioarquitetura é o aproveitamento passivo dos recursos naturais.
Por isso, a bioarquitetura costuma privilegiar matérias-primas como terra, pedra, areia, argila, fibras naturais, bambu, pau a pique, terra crua e cimento queimado.
Nesse sentido os pisos emborrachados da PLT se encaixam perfeitamente em projetos de bioarquitetura. Todos os nossos produtos são produzidos a partir de borracha de pneus inutilizáveis que são deixados na natureza. Até hoje são mais de 150 mil toneladas/mês de pneus retirados do meio ambiente.
Nossos pisos são feitos 80% de grânulos de pneu reciclado, e 20% de resina, é ergonômico, antiderrapante, drenante (permeável), com alta absorção de impacto e ainda oferecem diversos outros benefícios para quem utiliza.
Para um projeto de bioarquitetura, além de não utilizar materiais que emitem contaminantes ao ambiente interno e externo, a construção deve realizar boas trocas de ventilação natural, insolação adequada e isolamento térmico.
Com os pisos da PLT, fica ainda mais fácil proporcionar aos usuários ambientes confortáveis, com maior interação com a natureza e contribuir para o bem estar. É melhor para o meio ambiente e para a preservação das gerações futuras.
Aqui na PLT pode encontrar diversas opções de pisos vinílicos, emborrachados e muito mais para oferecer conforto e praticidade para o seu dia a dia. Visite nossa loja virtual e entre em contato conosco, podemos te ajudar a analisar e escolher o piso ideal para seu projeto de bioarquitetura.
Fique por dentro também do nosso blog e saiba como conservar seu piso vinílico! Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais!