Como já é de conhecimento geral, a modalidade Crossfit ganhou muito espaço ao longo dos últimos anos e cada vez mais pessoas procuram este tipo de exercício para praticar na intenção de abandonar o sedentarismo, buscar hábitos mais saudáveis e emagrecimento.
Por outro lado, o programa também chamou atenção para os profissionais da área, e para conseguir se tornar um Coach de Crossfit e oferecer este serviço com o nome registrado é preciso se filiar à marca, e os instrutores (chamados de Coach) precisam se certificar oficialmente através de um curso. Assim, terão o registro para ensino que é emitido pela empresa norte-americana que possui os direitos da empresa, e também podem oferecer o serviço com o nome oficial.
Veja abaixo como proceder para se tornar um Coach de Crossfit!
Certificação Level 1
Portanto, se você pretende dar aulas de Crossfit é obrigatório ter no mínimo a Certificação Level 1. Este é um requisito básico para ser habilitado como Coach de Crossfit e tem como propósito oferecer aos membros uma formação introdutória dos princípios fundamentais que fazem parte do programa do Crossfit.
Sendo assim, o Level 1 te dá a possibilidade de se filiar ao Crossfit e disponibiliza ensino especializado com metodologia específica, instrução teórica em sala de aula, treinamentos práticos e efetivos em grupos pequenos com exercícios conduzidos por treinador habilitado para essa tarefa, com o objetivo de analisar e corrigir todos os movimentos dos alunos e buscando sempre combinar teoria e prática.
O conteúdo teórico introduz conceitos de Crossfit, Fitness, fundamentos de nutrição e fisiologia sendo finalizado com uma prova escrita, na qual o candidato deve obter 77% de aproveitamento para ser certificado, enquanto na prática são apresentados os nove exercícios básicos da modalidade: Agachamentos Air Squat, Front Squat e Overhead Squat; Empurradas Press, Push Press e Push Jerk; Puxadas: Deadlift, Sumo Deadlift High Pull e Med Ball Clean, além de exercícios como thrusters, kipping pull-ups; snatches; muscle-ups.
O curso geralmente dura um fim de semana completo e de muito aprendizado.
Certificação Level 2
Contudo, o Level 1 é apenas o começo para uma carreira promissora, e para aqueles que buscam ainda mais evolução dentro do programa existem também as certificações Level 2 e 3.
O Level 2 nada mais é que um aprofundamento e exige que o então já graduado no L1 tenha pelo menos seis meses de aulas dadas, uma vez que no curso é praticado e trabalhado ainda mais suas habilidades e conhecimentos já adquiridos. Essa certificação também proporciona um aprendizado mais completo que permitirá elaborar um treinamento mais personalizado para os atletas e aprimorar a habilidade do Coach ao instruir seus alunos.
Certificação Level 3
Já o Level 3 não é exatamente necessário participar de algum curso. Essa certificação é obtida após preenchimento de requisitos internos e realização de prova. Quando alguém se identifica como L3, ele já tem tanto o L1 como o L2 e pelo menos 750 horas-aula dadas em algum box. Em resumo, é um Coach experiente e com a devida competência para ministrar as aulas de forma eficiente e segura.
E para manter essa credencial ele deve possuir os chamados créditos de educação continuada, que são cursos disponibilizados pela própria Crossfit.
Quer mais conteúdos como este? Visite nosso blog e confira!
Não deixe de visitar também nossas redes sociais!