A busca por hábitos de vida melhores, mais saudáveis e o aumento da preocupação do brasileiro com a saúde e o bem estar em todas as faixas etárias têm favorecido muito o mercado das academias.
Tanto, que o Brasil hoje é o segundo país no mundo com mais academias abertas, ficando atrás apenas do Estados Unidos.
Com o mercado promissor e em contínua crescente, acaba atraindo olhares daqueles que desejam empreender em um novo negócio.
Porém, não é por ser um nicho com rendimento favorável que não demanda planejamento. É preciso conhecer o mercado e saber os pontos cruciais para seu negócio prosperar.
Veja abaixo as dicas que separamos para você!
O que fazer para montar uma academia
1. Pesquisa de mercado
Você precisa de informações que irão te ajudar a justificar a abertura da sua academia.
É necessário fazer um diagnóstico cuidadoso das suas oportunidades, envolvendo o perfil dos seus potenciais clientes e quais são suas necessidades, análise da concorrência e dos seus possíveis fornecedores.
Essa pesquisa poderá te dizer quais fatias do mercado ainda estão com brechas e te dará um norte para melhor escolha do segmento que você deseja seguir.
2. Tenha um plano de negócios
Para a concepção de qualquer empresa o plano de negócios é indispensável. Com ele você terá em mãos um empreendimento mais sólido e informações sobre todas as etapas do processo, como:
- Definir seus objetivos e missões,
- Qual sua margem para investimento,
- Quem será seu público-alvo e quais as características deste,
- Quais serão os custos gerais,
- Como será o funcionamento do local,
- Escolha do ponto (localização do estabelecimento),
- Estratégias de divulgação e fidelização de clientes.
Tudo isso te dará uma visão mais ampla e realista, e te permitirá dar o próximo passo.
3. Defina a localização
O local de funcionamento deve atingir seu público alvo e também abranger o espaço necessário para que as práticas estabelecidas pelo tipo de academia que você pretende abrir possam ser realizadas sem nenhuma dificuldade.
O imóvel deve ser bem estruturado e conter espaço também para as atividades administrativas, para as avaliações físicas e vestiários.
A escolha também deve levar em consideração o seu custo mensal.
4. Adquira os equipamentos
A maior parte dos gastos iniciais é para a compra dos equipamentos necessários para o funcionamento da academia, então é preciso direcionar os esforços para mais essa conquista.
Os modelos variam de acordo com a modalidade esportiva que você irá oferecer, e deve haver variedades e quantidades suficientes dos equipamentos e acessórios.
Também é fundamental a compra de todo o suprimento para o serviço administrativo e de apoio, como computadores, móveis, itens de papelaria e escritório, telefones, ventiladores, etc.
O piso da academia é um ponto a ser olhado com atenção, uma vez que um piso emborrachado e de qualidade faz toda a diferença na hora da prática dos exercícios, e ajuda na manutenção e proteção da estrutura original do local, além de evitar desgastes e estragos nos itens de musculação.
5. Contrate sua equipe
Ter um atendimento qualificado é um dos pontos mais importantes para qualquer negócio.
Por isso, ao começar a planejar seu negócio, comece a avaliar o perfil do profissional que você quer e como seu cliente quer ser tratado.
Lembre-se que esse detalhe fará com que o seu cliente seja fiel ou não.
Busque pessoas que vistam a camisa da sua empresa e tente ao máximo passar a essência do seu negócio no momento da contratação.
Se quiser ficar por dentro de dicas para abrir o seu negócio, fique atento ao nosso blog e nossas redes sociais!