Diferente do que muita gente pensa, para montar uma academia (ou um espaço para a prática de exercícios físicos) não basta somente disponibilizar equipamentos novos, professores qualificados e a melhor estrutura. É preciso uma gestão eficiente de processos para que os resultados sejam ótimos! Para qualquer empreendimento dar certo, é preciso uma boa gestão, um bom produto, um bom marketing, um bom plano, uma excelente equipe e um pouco de sorte. Apesar do cenário para academias no Brasil ser promissor, alguns erros graves de gestão podem comprometer os resultados de quem empreende na área. Vamos falar um pouco sobre os erros mais comuns na gestão de academias aqui! Acompanhe:
5 erros mais comuns na gestão de academias
Muitas academias cometem falhas graves, mas simples de resolver. Para saber mais sobre erros mais comuns na gestão de academias, confira a seguir:
Falta de planejamento
Uma academia é um negócio e precisa ser tratada como tal. Por isso, é muito importante que tenha todo o planejamento estratégico que qualquer empreendimento exigiria. Não ter um controle preciso das finanças é um erro que afeta diretamente o funcionamento da empresa, podendo se tornar um problema de grande dimensão. Quando o dono de uma empresa não sabe como anda a saúde financeira do seu negócio, tem dificuldades de prevenir-se em relação a imprevistos financeiros e os problemas acabam chegando sem dar aviso.
Problemas na infraestrutura da academia
Um grande problema das academias é a infraestrutura ou o projeto de design interior. Uma recepção fria, parecendo uma sala de espera de consultório; salas separadas demais, em que as pessoas não se veem; ambientes fechados, de cores fracas e opacas; pisos que não oferecem absorção ao impacto e nem conforto… todos esses são erros comuns que fazem o aluno perder a vontade de estar lá.
Pouca variedade nos serviços oferecidos
Investir em novas modalidades, importar modelos de negócio do exterior e aprimorar o atendimento são algumas estratégias muito utilizadas pelas pequenas academias para garantir espaço no mercado. Vale lembrar que toda academia de sucesso traz alguma coisa nova e, uma dessas ideias pode se tornar uma fórmula permanente, que se incorpora à identidade da empresa e atrai cada vez mais clientes.
Equipe não treinada e capacitada
Outro erro de gestão comum nas academias é oferecer um atendimento insatisfatório aos alunos. Isso vai desde a recepção até os professores, que devem ser empáticos e atenciosos com todos. Por mais que os profissionais não atuem de forma individualizada, como é o caso dos personal trainers, devem fazer com que os frequentadores se sintam valorizados e tenham uma boa experiência ao frequentarem o local. Ao contrário, as chances de que procurem a concorrência são grandes.
Falta de tecnologia/facilidades
A tecnologia desafia a desaprender e a pensar diferentemente sobre os negócios. No mundo fitness, não é diferente. Investir em tecnologia e facilidades para os clientes é uma excelente maneira de fidelizá-los e criar relações. A tecnologia permite uma melhor experiência do usuário, proporcionando conveniência e conforto. Por isso, é sempre bom explorar as oportunidades apresentadas por conta disso.
Qual a importância de oferecer um bom espaço e bom atendimento?
Pense no seu atendimento: será que eles estão agindo da melhor forma? Estão abordando os alunos de forma eficiente? Os seus clientes estão se sentindo bem cuidados? Como está sendo a abordagem com os que acabam de entrar na sua academia?
Agora pense na estrutura do seu espaço: os ambientes estão sempre limpos? É seguro? Absorve impacto e oferece conforto?
Analisar esses pontos é fundamental para manter a qualidade e oferecer um serviço de excelência!
Aqui na PLT você pode encontrar uma enorme variedade de pisos emborrachados e gramas sintéticas para dar aquela renovada no seu espaço e continuar oferecendo o melhor!
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