Especialmente agora, durante a crise causada pela pandemia do covid-19, muitos proprietários de academia estão sentindo a necessidade de fidelizar seus alunos e garantir uma boa relação com estes. Isso porque é comprovado que o relacionamento com o aluno da academia é um dos principais aspectos que influenciam na retenção de clientes.
Essa parte da gestão de uma academia é essencial para o sucesso do seu negócio, ainda mais se formos considerar que a grande maioria das pessoas que faz a matrícula desiste logo nos primeiros meses.
Além de aproximar o aluno da sua academia, um bom relacionamento com seus clientes ajuda a criar um grupo unido e engajado e a não reduzir o número de matrículas em períodos de baixa temporada e crise.
Nós da PLT separamos algumas dicas de como transformar sua academia em um lugar recomendado pelos seus próprios alunos, onde eles se sentem confortáveis e bem-vindos. Confira a seguir!
Por que é importante manter um bom relacionamento com os alunos da academia?
Em qualquer serviço, um bom atendimento faz toda a diferença. Este relacionamento garante a boa experiência do cliente. Na academia, não é diferente. O aluno precisa se sentir acolhido para que se mantenha motivado a continuar sua rotina de exercícios.
Sabemos que para algumas pessoas, a prática do exercício físico pode ser algo desafiador, o que exige um esforço ainda maior por parte dos gestores da academia para reter estes alunos.
Invista no bom atendimento
Valorize o treinamento e capacitação dos funcionários que lidam diretamente com a sua clientela. Cortesia, eficiência e atenção são fundamentais para reter e conquistar novos alunos. Por isso, é muito importante que o gestor da academia treine seus atendentes para fazerem um bom trabalho. Isso pode ser feito com reuniões esporádicas e um mapa de atendimento que vai abranger os vários tipos de clientes e situações que podem acontecer.
Todos os que frequentam sua academia devem gostar de estar ali e ter um bom relacionamento com seus colaboradores. O atendimento de qualidade deve proporcionar esse bem-estar. O relacionamento com o cliente deve ter um padrão de comportamento e medidas que os atendentes sabem que devem tomar.
Ser bem recebido é o melhor cartão de visitas que você pode deixar com seus alunos. Como consequência, eles recomendarão sua academia para amigos e sua base de alunos vai aumentando.
Invista na qualidade da infraestrutura
Além de acolhedora, sua academia precisa dispor de um ambiente seguro, bem ventilado, com equipamentos e aparelhagem de qualidade. Afinal, independente dos recursos que você dispuser, a academia precisa cumprir o que propõe aos alunos e a segurança nunca é demais.
Uma sugestão interessante é apostar em variedades de aulas e modalidades, como já explicamos aqui no blog da PLT. Dessa forma, você garante mais escolhas aos seus clientes e evita que eles busquem em outros lugares o que você já oferece! Assim, sentem-se ainda mais acolhidos e têm o desejo de retornar a academia.
Ouça o que seus alunos desejam
É importantíssimo ter em mente que o foco no cliente é um direcionador para obter resultados. As academias de sucesso se destacam porque entendem a fundo o seu cliente e sabem o que ele valoriza e considera como importante. Assim, o primeiro passo para melhorar seus serviços é saber como alinhar seus serviços com a expectativa dos frequentadores.
Invista em pesquisas, converse com os clientes, pegue sugestões, utilize dados como a frequência dos alunos em cada atividade. As impressões dos colaboradores também podem ser um importante termômetro da satisfação dos seus clientes.
Agora que você já sabe como garantir um bom relacionamento com o aluno da academia, não deixe de conferir outras dicas aqui no blog da PLT e nas nossas redes sociais e ficar por dentro de tudo que você precisa para ter uma academia de excelência!