O descarte inadequado de pneus no meio ambiente é um grande problema ambiental especialmente por conta de seu elevado tempo de deterioração, causando poluição do solo e contaminação de áreas. Além disso, quando estão expostos à luz solar e às chuvas, os pneus começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, contaminando ecossistemas inteiros e a atmosfera.
Pneus descartados de forma incorreta também são fontes para diversas doenças. Dengue, malária e febre amarela são algumas das enfermidades que advêm do descarte de pneus de forma incorreta. Acumulando água e sujeira, os pneus também contaminam o solo, podendo causar infecções nas pessoas e atingindo até os animais que se alimentam de recursos naturais contaminados pela eliminação de resíduos químicos que fazem parte da consistência dos pneus.
Mesmo que o descarte de pneus seja complicado, é possível fazê-lo de forma correta. Mas como?
Quais as consequências do descarte inadequado de pneus no meio ambiente?
O pneu ocupa grande espaço em lixões e pode servir de criadouro para insetos transmissores de doenças, especialmente a dengue. Se jogado em rios, pode obstruir a passagem da água e facilitar o risco de enchentes.
A produção do pneu envolve uso de petróleo, borracha natural extraída do látex, aço e lona.
Quando queimado a céu aberto, o produto libera na atmosfera uma grande quantidade de gás carbônico e monóxido de carbono (principais responsáveis pelo aquecimento global), além de óxidos de enxofre e nitrogênio, metais pesados, material particulado, dioxinas e furanos. A maioria dessas substâncias é tóxica e pode causar a morte, quando inaladas em excesso.
Como funciona o descarte correto de pneus?
Existem centros de descarte especializados em realizar a deterioração correta de pneus sem atingir o meio ambiente. Nesses locais, o processo de reciclagem de pneus velhos é complexo, mas todos os pneus inservíveis entram na deterioração.
Com a ajuda de trituradores de pneu e borracha, esses produtos são picados em tamanhos diversos e misturados a pedras de brita para serem drenados com o líquido que o material dissolve. A mistura, que serve para acabamento asfáltico em ruas, também pode ser reprocessada a ponto de virar borracha. E é aqui que a PLT entra para aumentar os índices de reciclagem!
Nosso trabalho
Nós somos especializados na produção de pisos de borracha 100% ecológicos e sustentáveis. Todos os produtos são produzidos no Brasil com insumos de alta qualidade, tecnologia de ponta e mão de obra especializada.
Nosso pisos são produzidos 100% de borracha de pneus inutilizáveis que são deixados na natureza. Até hoje são mais de 150 mil toneladas de pneus retirados do meio ambiente.
Nossos pisos são feitos 80% de grânulos de pneu reciclado, e 20% de resina, é ergonômico, antiderrapante, drenante (permeável), com alta absorção de impacto e com estabilizantes UV, Baixa flamabilidade, livres de metais. Podendo ser utilizado em vários ambientes e de fácil instalação com cola de contato, ou apenas encaixado.
Quando ouvimos falar sobre meio ambiente, é comum pensarmos que está fora de nosso alcance fazer algo para melhorar o rumo do planeta, não é?! Por isso, é importante que foquemos nas mudanças que podem ser feitas em nosso cotidiano: o descarte correto do lixo e a priorização do consumo em empresas que também têm essa preocupação são ações que mudam as coisas ao nosso redor!
Quer saber e conhecer mais sobre nosso trabalho? Acompanhe nosso site e nossas redes sociais!