A cada ano que se passa, vemos mudanças e adaptações do ramo fitness no Brasil. Já vimos o boom do crossfit, das aulas de dança e jump, dos treinos funcionais e muitos outros. A área, sem dúvidas, segue em plena expansão no Brasil, país que já é o segundo em número de academias de acordo com a associação internacional IHRSA (International Health Racquet & Sportsclub Association, o exame mais abrangente dos principais mercados latino-americanos de academias).
Com o surgimento do novo coronavírus, o cenário mudou consideravelmente para atender às exigências de isolamento social. Mas, para instituições de ensino e academias, este está sendo um momento importante para agilizar a transformação digital e preparar profissionais para o mercado do futuro.
Por isso, no artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre como o ramo fitness será impactado em 2021. Continue acompanhando!
Hábitos de higiene e distanciamento reforçados
As academias agora precisam redobrar o cuidado com a higiene do espaço e dos aparelhos e seguir essas normas, além daquelas gerais que valem para todos e que incluem o uso de máscara, a higiene da mãos e o distanciamento.
Todas as regras devem estar visíveis em cartazes para os usuários e todos precisam entrar e circular na academia de máscaras. Os alunos só podem retirá-las quando estiverem em sua área delimitada durante o exercício físico, distante ao menos dois metros de outras pessoas.
É preciso delimitar com uma fita esse espaço em que cada usuário deve se exercitar – tanto nas áreas de peso livre quanto nas salas coletivas. A distância de dois metros é obrigatória.
Os orientadores, professores e personal trainers precisam ficar de máscara durante todo o tempo de atendimento.
São muitas as novas regras com as quais precisamos nos acostumar. Por isso, é importante também investir em tudo que puder ajudar e poupar nosso tempo nessa nova vida. Uma boa pedida é investir em pisos de borracha em rolo, pois são higiênicos e muito fáceis de limpar, além de absorver impacto e proporcionar conforto para todos que frequentam a academia.
E as atividades coletivas, como ficam?
Nesse novo cenário, outra atividade que se reinventou foram as aulas coletivas como dança, ginástica, jump e outras modalidades. Agora, o ideal é que haja pausas entre uma aula e outra para desinfetar o ambiente, por isso a importância de investir em praticidade!
Agora, é proibido qualquer contato físico. Os praticantes terão que realizar treinos físicos e técnicos individualmente, com metodologias e dinâmicas que não proporcionem contato físico.
Uma coisa é certa: essa nova realidade trouxe desconforto e adaptações para todos nós. Especialmente para donos de academias e demais estabelecimentos mais afetados pela pandemia, é importante estar atento às novas regras e também às novidades desse mundo que podem auxiliar no cuidado e no enfrentamento à pandemia.
A PLT tem diversas opções em pisos de borracha e grama sintética que podem te ajudar a driblar esse momento proporcionando conforto, higiene, segurança e bem estar para os clientes de sua academia. Por isso, não deixe de conferir os nossos artigos! Temos certeza que vão te auxiliar!
Ah, e se você gostou deste artigo, confira os outros em nosso blog e envie para seus amigos para que mais pessoas possam ser ajudadas!