Sem dúvidas, o setor fitness foi um dos que mais sofreu com a pandemia do coronavírus. Academias fechadas, planos cancelados e incertezas sobre o retorno das atividades normais estão obrigando os encontrar meios de sobreviver.
Para voltar a funcionar durante a pandemia, academias que já começaram o processo de reabertura tiveram que mudar tudo. São várias as adaptações, entre elas a redução no quadro de aulas em grupo, distanciamento de até quatro metros entre os alunos com demarcações de espaços no chão, restrição ao uso de vestiários, horários de treino específicos para grupos de risco e obrigatoriedade de utilização de máscaras.
Devido à essa nova realidade, a busca por atividades ao ar livre tem crescido muito e nesse artigo vamos falar das modalidades mais buscadas em 2020 para que as academias possam se adaptar e se diferenciar no período pós pandemia para voltar a ter lucro.
Quais as modalidades do futuro?
Falar das atividades de academia mais procuradas não é fácil, pois elas podem variar de acordo com inúmeros fatores. No entanto, existem certas novidades que estão se destacando por poderem ser feitas ao ar livre e é delas que vamos falar hoje, afinal, não sabemos quando realmente nos sentiremos seguros em academias fechadas, não é?
Ioga
Algo que você deve saber sobre quais são as atividades mais procuradas na academia, é que elas estão fugindo dos velhos padrões. Aqui, temos um outro público, que tem buscado nas academias a qualificação da saúde mental.
Isso porque o conhecimento de que práticas físicas influenciam no desempenho mental e emocional se popularizou. Diante disso, modalidades como a Ioga e afins, que prometem efeitos de relaxamento, têm sido muito demandadas. E além desses benefícios, tem sido cada vez mais comuns grupos se reunirem para praticar em praças e parques, ao ar livre e claro, em segurança.
Treinar com personal
Treinar ou malhar com o auxílio direto de um um profissional capacitado e com experiência se tornou muito frequente nas academias e deve continuar como tendência para 2021 já que a prática é mais segura no que diz respeito ao coronavírus. Seguindo as recomendações da OMS, o ideal é evitar quaisquer tipos de aglomeração, portanto, a busca por um personal exclusivo cresceu muito neste ano.
Dança
A procura por aulas de dança tem se destacado nos últimos anos. Muitas pessoas que consideram a musculação uma atividade entediante, buscam na dança uma alternativa para queimar calorias de forma divertida e descontraída. São diversos os estilos musicais e coreografias oferecidas em aulas de dança, tais como zumba, zouk, street dance, dentre outros. E o melhor é que essa atividade também pode ser feita ao ar livre!
Como investir nessas modalidades do futuro?
A dúvida maior que surge entre os proprietários de academia que estão vivenciando esse momento conturbado é: como investir nessas modalidades? Bom, além de profissionais capacitados, é preciso pensar em infraestrutura que atenda os novos critérios de higiene e ofereça conforto e bem-estar aos clientes. Uma boa pedida é investir em pisos de borracha em rolo, por exemplo. Além de ser fácil de transportar e limpar, ele absorve impacto e já é amplamente usado nas academias. É uma forma fácil e certeira de levar a academia para áreas abertas, não é?
As atividades físicas são grandes aliadas do nosso corpo e mente. O momento pede reinvenção e criatividade e esses podem ser dois ingredientes essenciais para manter seu negócio ativo.
Se você gostou desse conteúdo e acha que ele pode ajudar outras pessoas, compartilhe! Confira outros textos também em nosso blog!