Em qualquer negócio é preciso ter na ponta do lápis algumas informações cruciais para mantê-lo em uma crescente. Por exemplo, quais são as metas traçadas para determinado período, quais as melhores estratégias a serem adotadas e quais foram os resultados obtidos durante o processo. No ramo fitness isso também é muito importante. Ter tudo isso traçado é indispensável para alcançar o patamar desejado, alavancar o número de alunos e aumentar a renda.
Por isso, é imprescindível saber fazer toda essa análise para identificar se o negócio está sendo rentável, se o serviço está sendo oferecido de acordo com as suas expectativas e, é claro, as expectativas do consumidor, e se há alguma falha no decurso que precisa ser ajustada.
Existem alguns indicadores de desempenho que podem te auxiliar a classificar as etapas e reconhecer melhor quando algo não está saindo da melhor forma.
De início, é preciso realçar que os indicadores estimam as ações que já foram realizadas e, a partir desses dados, é possível tomar decisões importantes sobre o futuro do negócio e que estejam de acordo com seus objetivos.
Ah! Os indicadores também são chamados de KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de desempenho).
Indicadores de produtividade
Avaliam o índice de produtividade dos colaboradores e das máquinas e aparelhos em sua academia. Ou seja, é usado para avaliar se o seu quadro de funcionários e aporte de equipamentos estão dando conta do recado, ou se é necessário aumentar/reduzir a quantidade disponibilizada.
Renovação
O indicador de renovação tem uma relação próxima com a retenção de clientes. O ramo de academias tem grandes e conhecidos problemas para manutenção ativa dos alunos e a desistência acontece com frequência. É um dos desafios para o empreendedor saber identificar para propor soluções e estratégias para contornar esse problema. Principalmente tendo em vista que o custo é bem menor quando comparado à captação de novas pessoas.
Conversão
Deve-se avaliar qual a faixa de conversão da empresa, tanto no aspecto físico como no online para identificar possíveis falhas de divulgação, no oferecimento do serviço ou no processo de captação.
Indicadores de qualidade
Este indicador está diretamente ligado ao indicador de produtividade, uma vez que te ajuda a conhecer o nível de satisfação dos usuários com o serviço prestado. Da mesma forma, auxilia no monitoramento da qualidade dos equipamentos em suas instalações. Consequentemente, tudo isso servirá para melhorar a experiência dos alunos em sua academia.
Indicadores de lucratividade
Por último mas não menos importante, o KPI de lucratividade sinaliza toda a movimentação financeira, tanto o faturamento quanto as despesas, o fluxo de caixa e o lucro mensal. É, acima de tudo, um tópico extremamente delicado e complexo e precisa ser avaliado com muito cuidado, seriedade e organização.
Além disso, é sempre bom indicar que são os alunos que fazem seu negócio rodar. Aproxime-se deles, conheça suas necessidades, seus objetivos e comemore com eles as conquistas alcançadas juntos! Mostre a evolução e forneça feedbacks, eles se sentirão especiais e assistidos!
Mantenha também seus colaboradores sempre entusiasmados para que o ritmo seja sempre feliz e contagiante. Você não irá se arrepender!
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