Provavelmente você quase não ouve falar sobre a manta acústica, não é mesmo? Mas, da mesma forma, certamente você já vivenciou situações desconfortáveis ou até mesmo constrangedoras com barulho de vizinhos. Esse cenário é ainda mais intenso quando pensamos em prédios comerciais e condomínios residenciais, onde vemos ainda muitos problemas de ruídos de impacto entre os andares. Entretanto, este transtorno também pode aparecer em estabelecimentos comerciais, como por exemplo nas academias.
Como resultado, o ramo de construção civil está cada vez mais exigente e sempre desenvolvendo-se para trazer maior comodidade àqueles que convivem em situações como estas e procuram oferecer habitações cada vez mais adequadas às suas necessidades.
O que é a manta acústica?
Uma possível implementação pensando nessa melhoria é o uso de manta acústica, que nada mais é que um revestimento aplicado estrategicamente de modo a evitar esses sons tão indesejados.
É geralmente feita de materiais leves e porosos. Aqui na PLT Pisos essa manta, ou PLT Sound como chamamos, é feita de microfibras de elastômeros reciclados (borracha de pneu) e que possuem um poder incomparável para absorver ao máximo as ondas sonoras, o que, consequentemente, impossibilita que o ruído ultrapasse superfícies sólidas. Este tipo de material também entrega uma alta durabilidade e facilidade de manuseio.
Como usar?
A espessura pode ser adequada conforme a necessidade do cliente e a forma de aplicação varia de acordo com o tipo de espaço em que será instalada.
A manta acústica pode ser colocada entre a laje e o contrapiso para abafar ruídos entre os andares de um prédio.
Quando não há o contrapiso, como no caso de laje zero, a manta é colocada entre a laje zero e a proteção de cerâmica.
Quando falamos em pisos laminados, a manta passa a ser também um importante integrante para promover maior aderência do piso e ajuda a corrigir falhas de nivelamento. Nesse caso, a manta é instalada entre o contrapiso e o piso laminado.
O uso de manta acústica já não é mais um “bônus” do local, uma vez que a prática foi normatizada através da NBR 15.575, a qual determina padrões de desempenho e estabelecimento de níveis de ruído máximo que podem passar entre os imóveis.
Visite nosso site e conheça mais sobre nossa manta acústica e todos os tipos de revestimento com os quais trabalhamos!
Não deixe de deixar seu comentário em nossas redes sociais =)