É evidente que todo negócio possui seus altos e baixos durante o ano, e sem dúvida, para os empreendedores do ramo fitness, são as épocas de frio.
É bem comum nessas épocas acontecer a evasão de vários alunos e a academia ficar vazia em alguns dias, porém, hoje vamos ensinar para você algumas técnicas para que consiga diminuir suas baixas durante essa época do ano.
1 – Crie planos de descontos
Talvez seja uma das técnicas mais comuns no ramo fitness, os planos consistem em oferecer descontos caso o aluno pague de forma trimestral, semestral ou anualmente. A vantagem para o aluno consiste no desconto que ele irá ganhar e a academia ganha ao mantê-lo por mais tempo e ainda ganha mais previsibilidade em seu caixa.
Assim, mesmo que o aluno falte ou desista da academia, o mesmo já terá pago por outros meses, te dando mais fôlego para recompor o seu faturamento. Mesmo que você esteja oferecendo um desconto, é melhor ter uma quantidade de mensalidades garantidas do que perder um cliente.
Talvez este post pode te ajudar na hora de definir.
https://pltreciclagem.com.br/2018/12/21/como-ajustar-a-mensalidade-da-academia-sem-perder-alunos/
2 – Ofereça atividades que saiam da rotina
É muito comum hoje em dia ocorrer a acomodação na hora do planejamento de aulas. O que muitos empreendedores esquecem de notar é que hoje as pessoas buscam cada vez mais novidades e dinamismo nas aulas, sendo assim, é muito comum ver pessoas mudando de academias tradicionais para aulas de crossfit ou até studios com foco em personal e funcional.
Acontece que essa migração normalmente tem um fator de motivação e a maioria deles acontece nas primeiras faltas às aulas. E você quer uma época melhor para um aluno faltar do que no frio? Por isso, sente com seu corpo de profissionais e bole aulas de interação entre toda a academia, competições também são muito bem vindas tendo em vista que muitas pessoas são competitivas. Sendo assim você pode oferecer brindes e manter os alunos interessados.
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3 – Mude o ambiente
É muito comum hoje em dias as pessoas mudarem de academia devido a estrutura física. Por isso, é importante que todo empreendedor do ramo fitness renove os ares do seu negócio para que seus alunos sempre tenham a sensação de estar iniciando um novo ciclo. As pessoas adoram coisas novas. Mas calma, você não precisa mudar completamente a estrutura e fazer grandes obras. Em alguns casos, uma leve mudança na pintura ou até na iluminação pode fazer toda a diferença. Tenha uma ideia simples de deixar uma parede mais instagrameável, entende?
4 – Não se rebaixe
Não, nós não iremos citar descontos. É muito comum devido ao desespero nessas épocas os donos de academias baixarem seus preços para manter os alunos. Acontece que no momento que você faz isso, seu aluno irá adequar todos os seus gastos para esse desconto e dificilmente você conseguirá voltar ao preço original.
Sendo assim, além de abaixar o seu faturamento, você estará mostrando para ele que o seu diferencial é o preço baixo, abrindo espaço para o seu concorrente ou até uma academia com preços mais baixos do que o seu pegue o seu cliente. Por isso, sempre reforce o valor do seu negócio para o seu cliente, nunca seja a academia do preço baixo.
5 – Faça pesquisas de satisfação
Se um aluno sai da sua academia no inverno, provavelmente o motivo da saída não é apenas o frio. Por isso é importante fazer pesquisas de opinião periodicamente.
O empreendedor que não se preocupa com a satisfação de seus clientes e não está aberto a ouvir está fadado ao fracasso. Não quer dizer que você terá que aderir a todas as críticas, mas só de saber onde estão as principais causas já irá te ajudar a evitar um bom número de desistências.
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