Atualmente, independente do seu segmento, muito se fala sobre crise, baixo movimento e retenção de gastos. Porém, o que muitos empresários se esquecem, é que mesmo com as crises, o mercado fitness continua crescendo e as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde. Mas afinal, o que eu estou fazendo de errado?
É comum em tempos de dificuldade, muitas empresas apelarem para promoções, combos e ofertas para conseguirem novos clientes para o negócio. Porém, o que a maioria das pessoas esquece é de manter os alunos ativos fidelizados.
Pesquisas indicam que o atendimento ao cliente é um fator não só que fideliza o consumidor mas também é o fator primordial para a tomada de decisão na hora da compra. Porém, infelizmente poucas empresas realmente se preocupam com essa questão, tendo assim dificuldade de adquirir novos clientes e perdendo os que já consomem o seu produto.
Devido a isso, vamos citar algumas dicas para que você possa melhorar o atendimento do seu negócio:
1. Recepção
É muito comum no ramo fitness, as pessoas irem até seu estabelecimento para conhecer os planos e até a estrutura do lugar. Nesse caso, a linha de frente é feita por sua recepção. Nesse contexto, ela será primordial para encantar ou não o cliente, fazendo com que ele feche um pacote ou simplesmente vá embora.
Por isso, é importante que seus profissionais da recepção estejam devidamente treinados e saibam de todas as rotinas e diferenciais do seu negócio. Além disso, a simpatia é primordial, mas nada muito forçado, ok?! É muito importante que ao contratar um profissional que lida diretamente com pessoas, antes de verificar o fator técnico, veja se a pessoa é educada, se tem paciência e EMPATIA.
Outra dica importante é que se o seu possível cliente foi até a sua estrutura, ele quer conhecê-la, por isso, é importante que o profissional da recepção faça um tour com ele e mostre todo o diferencial que o seu negócio pode oferecer a ele.
2. Atendimento digital
Afinal, estamos na era da internet, não é mesmo?! Atualmente, as pessoas estão cada vez mais imediatistas e querem a informação o mais rápido possível, por isso, é normal que você receba pedidos de preço e horários via whatsapp, instagram, messenger ou até pelo site.
Mas antes de mais nada, confira se todos os canais que citamos acima estão funcionando corretamente e se você possui pessoas responsáveis por cada um deles.
Agora que você está com todos os canais funcionando corretamente, vamos para o atendimento em si. É importante lembrar que por ser um atendimento digital, você obviamente não tem o contato direto com a pessoa, por isso, o contato é mais objetivo e curto.
Devido a isso, além de ser extremamente cordial e prestativo, é interessante que você consiga trazer a pessoa até o seu estabelecimento. Sendo assim, nunca foque apenas em preço, mostre para a pessoa sua estrutura através de fotos, fale dos benefícios e tente marcar uma aula experimental.
3. Alinhamento dos profissionais
Como você pode notar, falamos muito nos tópicos acima sobre o setor de atendimento e a recepção. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que todos os profissionais da empresa tem essa responsabilidade. Por isso, é importante que constantemente você alinhe todo o discurso com seus colaboradores, especialmente os educadores físicos, coaches e personal trainers sobre os diferenciais do seu negócio e como tratar o consumidor.
4. Mantenha seus colaboradores felizes
Um colaborador feliz pode trazer vários clientes para o seu negócio. Porém, um colaborador insatisfeito pode ser a sua ruína. Infelizmente, o Brasil é famoso por não investir muito na cultura interna e na satisfação de seus funcionários. Mas você pode mudar isso agora! Faça pesquisa de satisfação interna e o mais importante, mostre para os seus colaboradores que eles têm voz e peça sugestões para melhorias.
5. Fidelize
O que muitos empresários esquecem, é que hoje é mais barato manter um cliente ativo do que conquistar um novo. Por isso, pare e se pergunte o que você está fazendo hoje para manter seus cliente engajados com o seu negócio. Você propõe coisas novas ou simplesmente entrega o básico contratado?
Se a resposta for sim, comece agora a repensar todo o seu processo. Deixe as promoções de lado e comece a propor novas ações durante as aulas ou até mesmo treinos, faça campanhas internas, sorteios ou até mesmo competições. Tudo isso fará com que seu cliente pense 2 vezes antes de ir para o seu concorrente, mesmo que ele cobre mais barato que você!
Ainda tem dúvidas na gestão de sua academia? Esses dois textos podem te ajudar! Vem conferir.
https://pltreciclagem.com.br/2018/11/01/6-dicas-de-gestao-financeira-de-academias/
Dicas de como aumentar a mensalidade de academia sem perder alunos
E aí, gostou das dicas? Agora você pode sentar e colocar a mão na massa! Caso queira saber mais sobre a gestão do seu negócio e dicas para melhorá-lo ainda mais, fique ligado em nosso blog e em nossas redes sociais!