Engana-se quem pensa que apenas um bom serviço pode ser a garantia de sucesso para um negócio. Além de excelentes profissionais e bons equipamentos, você também deve se preocupar com a vida financeira da sua academia e,consequentemente, com sua gestão.
Portanto, se você ainda não sabe como gerir os seus negócios, se prevenir de crises do mercado e se preparar para investimentos futuros, fique atento as dicas abaixo e aprenda alguns princípios básicos da boa gestão de academias. Se liga só!
Planejamento
Um dos maiores inimigos dos empresários e empreendedores do mercado atual é a falta de planejamento financeiro, principalmente quando falamos de planejamento a longo prazo. Portanto, o primeiro passo para o sucesso atual e futuro do seu negócio é o planejamento. Sem planejar e estipular diretrizes e metas para a sua academia, dificilmente você conseguirá manter um ritmo de crescimento e expansão.
O planejamento financeiro te dá a oportunidade de direcionar os seus esforços e os investimentos da sua academia. Você já planejou, por exemplo, quando fará a troca ou manutenção do piso emborrachado do seu espaço? Ou você ainda nem planejou esse investimento extremamente necessário para o bem estar e conforto dos alunos?
Sem uma gestão adequada, dificilmente você irá se atentar para manutenções preventivas ou terá recursos para novos investimentos. Por isso, comece a direcionar suas metas e planos a curto, médio e longo prazo e em poucos meses você verá resultado no seu negócio!
Investimentos e necessidades
No tópicos acima falamos sobre a importância de planejar os futuros passos do seu negócio e entendemos que sem uma boa gestão das suas métricas e diretrizes dificilmente sua academia irá decolar, não é mesmo? O próximo passo agora é entender o que, no seu negócio, será um investimento que irá garantir melhorias para os seus alunos e separar o que já se tornou uma necessidade para o bom funcionamento do seu empreendimento.
Quer um exemplo? Vamos lá: um software para controle de entradas e saídas da sua academia é, por exemplo, uma necessidade no seu negócio, tamanha a urgência de ter este sistema para facilitar o planejamento e a gestão do empreendimento. Já um sistema de gerenciamento de boletos, por exemplo, é um excelente investimento para a sua academia, pois agiliza os pagamentos e o seu controle, mas pode ser um plano de médio prazo, caso no momento são seja possível. Assim, para que a gestão financeira da sua academia seja completa, você precisa entender quais urgências o seu negócio pede e conhecer a fundo o seu empreendimento.
Motive seus alunos
O que será uma academia sem alunos, nada né? Por isso, o próximo passo de gestão do seu negócio é pensar em estratégias para motivar os seus clientes e manter o seu público fidelizado. Investir em publicidades, aulas diferenciadas, eventos semanais e outras estratégias de marketing são boas ideias para motivar seus alunos a continuarem na academia, garantindo maior estabilidade financeira para você.
Outra ideia é propor promoções e planos de descontos para alunos com contratos anuais, assim, novamente, você garante o rendimento financeiro a longo prazo do seu negócio e diminui a rotatividade do seu empreendimento, um dos pontos que mais afeta as academias. Lembre-se: saber fidelizar e manter seus alunos é tão importante quanto atrair novos públicos, por isso, invista sempre!
Previna
Prevenir é a melhor maneira de economizar! Portanto, a próxima dica para que a sua academia tenha mais saúde financeira é, justamente, prevenir possíveis gastos e se garantir para imprevistos que possam surgir.
Mas como fazer isso? Manutenção preventiva! Fique atento aos seus equipamentos, software e tanto a estrutura da sua academia. Faça planejamentos, novamente eles, de pequenos reparos preventivos, cuide dos equipamentos mantendo a limpeza e os cuidados necessários e economize de forma significativa com estes ajustes prematuros. A longo tempo você terá economizado muito, acredite!
Conheça seus custos
Pode parecer óbvio, mas será que você conhece todos os seus custos? Para ter controle da sua vida financeira e garantir que seus planejamentos funcionem, tenha certeza que você conhece todos os custos do seu negócio. Vamos lembrar alguns deles: aluguel, folha de pagamento, água, luz, equipamentos e tantos outros.
Planilhe, organize e anote cada gasto apresentado durante um mês. Depois disso, separe os valores de acordo com a periodicidade que eles aparecem. Quais gastos serão fixos e quais foram imprevistos? Saiba classificar as saídas do seu caixa e mantenha controle das suas finanças!
Separe suas finanças
A última dica, tão importante para o sucesso de qualquer negócio, é bem simples: separe suas finanças pessoais e a gestão financeira da sua academia.
O que muitos microempreendedores erram é justamente quando misturam as entradas e saídas do negócio com as finanças pessoais, o que pode gerar descontrole financeiro. Afinal, o que é dinheiro do seu negócio e o que é seu? Será que você não está gastando seus lucros na sua vida pessoal e, por isso, não consegue enxergá-los? Faça a mudança e note a diferença no seu empreendimento.
Está precisando de pisos de borrachas para o seu espaço? Nós, da PLT, temos produtos de qualidade e 100% ecológicos! Entre em contato com nossos atendentes e faça agora seu orçamento:
www.pltreciclagem.com.br ou (77) 9.9187-0066 / 9.8804-5353